quinta-feira, 15 de março de 2012

Rumo Logística adota RFID da NEC


O modelo de rastreabilidade implementado permitiu a geração de métricas específicas sobre a movimentação de mais de 730 vagões, ampliando a capacidade de gestão e controle dos transportes da empresa


NEC Latin America, acaba de implementar uma solução de rastreamento e gerenciamento baseado na tecnologiaRFID (dispositivo de identificação por rádio-frequência) para aumentar o controle da frota de vagões da Rumo Logística, uma das maiores transportadoras de açúcar e grãos do mundo. 

O objetivo do projeto é ampliar a capacidade de gestão relacionada ao processo de transportes de cargas, com maior confiabilidade e exatidão. Para isso, a NEC desenvolveu um sistema integrado, que inclui o fornecimento de hardware, software e suporte para a operação do cliente. Foram implantados tags de RFID em mais de 730 vagões para proporcionar maior visibilidade e aproveitamento dos recursos em toda a malha ferroviária. Dispositivos remotos de leitura de dados processam e transmitem as informações em tempo real, disponibilizando métricas precisas sobre a movimentação dos trens.

De acordo com Luiz Villela, diretor de desenvolvimento de negócios da NEC no Brasil, este tipo de solução é adequada para os mais variados ambientes de negócios, onde haja a necessidade de controle e visibilidade na movimentação de um grande número de ativos. “A constante expansão da Rumo Logística exige mecanismos de controle mais apurados para monitorar as operações e a geração de dados precisos sobre esta movimentação permite um refinamento contínuo dos processos internos, resultando em maior eficiência operacional e na diminuição dos custo com erros e desperdícios”, afirma.

Com a consolidação do projeto, a equipe da Rumo passou a dispor de relatórios específicos sobre a movimentação da frota, com estatísticas detalhadas que definem questões de localização e horário de cada vagão. Respostas em tempo real tornam possível analisar desvios de processos, necessidade de manutenção em diversos pontos da malha ou dos trens, subutilização ou sobrecargas de trechos e horários, além de erros e atrasos, em tempo hábil para adotar medidas de correção eficientes.

Ana Paula Serafim Barbano, coordenadora de sistemas responsável pelas ações de TI da Rumo Logística, explica que a adoção do sistema permitiu maior tranparência nas operações, gerando resultados mais sólidos. “A geração de métricas claras contribuiu fortemente para otimizar nossos negócios. Com o desenvolvimento desta solução, a equipe da NEC atendeu com excelência ao principal objetivo da Rumo: a geração de informações seguras para suportar a tomada de decisões”, finaliza.


Sobre a Rumo Logística
Empresa pertencente ao grupo Cosan, a Rumo Logística oferece um sistema logístico multimodal para a exportação de açúcar e outros granéis sólidos. As instalações da empresa no Porto de Santos (SP), oriundas da fusão dos terminais de açúcar da Cosan Portuária e do Teaçu, em 2008, contam com capacidade de embarque anual de mais de 12 milhões de toneladas de açúcar e outros granéis sólidos, além de capacidade de armazenagem estática de 550 mil toneladas para produtos a granel e ensacados. Essa capacidade faz do terminal da Rumo a maior instalação portuária especializada no embarque
de açúcar no mundo.


Sobre a NEC Latin America
Na América Latina, a NEC oferece soluções de telecomunicações e TI para operadoras, empresas e governo. ANEC também desenvolve na região projetos de broadcasting e segurança integrada. Com mais de 40 anos de experiência no mercado local, a empresa é subsidiária da NEC Corporation, uma das maiores companhias globais de tecnologia.

Informações à imprensa:

A4 Comunicação - Tel: +55 11 3897 4122


Priscilla Tavollassi - priscillatavollassi@a4com.com.br
Tel.: 11-3897-4125 – Cel.: 11-7152-7689
Daniela Malara - danielamalara@a4com.com.br 
Tel.: 11-3897-4127 – Cel.: 11-9930-4862

Nenhum comentário:

Postar um comentário