domingo, 4 de março de 2012

COPEL - Companhia Paranaense de Energia



COPEL - Companhia Paranaense de Energia


COPEL - Companhia Paranaense de Energia, maior empresa do Paraná, que atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações, tinha a necessidade de alcançar os objetivos de reduzir custos e aprimorar sua comunicação interna e externa.

Para proporcionar este serviço de forma mais ágil e eficiente, a COPEL encontrou na NEC Brasil, provedora de soluções convergentes de redes de comunicação e tecnologia da informação, a parceira ideal para realizar uma migração da plataforma legada de voz, para uma solução de telefonia IP que permitisse a redução de custos e prestação de novos serviços, sem causar nenhum desconforto aos seus atuais usuários, acostumados a utilizar a plataforma legada.

A solução escolhida já vem obtendo grande sucesso e surpreendeu os usuários da companhia devido à flexibilidade da NEC para a customização da plataforma ao padrão e a necessidade da empresa. Segundo Luiz Villela, diretor de negócios e marketing da NEC Brasil, a COPEL necessitava de uma solução que suprisse as necessidades dos funcionários de diferentes níveis hierárquicos dentro da corporação, com total transparência de facilidades, qualidade na comunicação de voz e economicamente viável.

Por isso, optou-se pela integração de um sistema que possui como principal componente o softswitch IP da NEC. Esta solução possui interface totalmente aberta e foi integrada a equipamentos de parcerios, como Media Gateways e Session Border Controllers, formando uma solução de excelente custo benefício. Podendo ser integrada a qualquer equipamento IP ou TDM, conforme a necessidade de seus clientes. “A solução de telefonia IP aberta implementada pela NEC proporcionou à COPEL novas aplicações a a possibilidade de oferecer novos serviços aos seus clientes”, acrescenta Villela.

Para Jun Kitagawa – Gerente de Área de Redes e Serviços IP da COPEL, a implementação significou um grande salto tecnológico, além de estar alinhada às estratégias de fornecimento de serviços complementares de qualidade para seus clientes externos. “Para nós, a atualização da plataforma é uma filosofia que padroniza recursos e meios de comunicação, utilizando uma somatória de tecnologias e modelos de processos para agregar valor ao nosso produto final”, resume o executivo.

Implantado num prazo de 40 dias e em operação desde o início de outubro, o novo sistema já possibilita identificar claros resultados positivos por meio de um portal do usuário via browser, um display amigável, permitindo o gerencimento centralizado, elevada disponibilidade de tráfego de voz IP e redução de custos operacionais e de telecom.

Sobre a COPEL

A COPEL foi criada em outubro de 1954, é a maior empresa do Paraná e atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além de telecomunicações.

Opera um abrangente e eficaz sistema elétrico com parque gerador próprio de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas do sistema de distribuição e um moderno e eficiente sistema óptico de telecomunicações que integra mais de 200 principais municípios do Estado.

Efetua em média, mais de 90 mil novas ligações de energia a cada ano, atendendo praticamente 100% dos domicílios nas áreas urbanas e passa de 90% nas regiões rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário