terça-feira, 20 de março de 2012

NEC Brasil expande soluções de biometria para RIC


Escrito por José Alberto Canedo

A recente regulamentação do Registro de Identidade Civil (RIC) no Brasil abre novas oportunidades para modernizar os bancos de dados eletrônicos e ampliar o controle sobre os registros dos cidadãos do país em todo o território nacional.

Para isso, a NEC Brasil disponibiliza ao mercado o Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais (Automated Fingerprint Identification System - AFIS).

A solução é baseada na tecnologia biométrica e tem por objetivo unificar os bancos de dados dos brasileiros em todo o território nacional, com um sistema digital voltado para governo e empresas. Além disso, a solução permite diversos avanços no que diz respeito à segurança de identidade no meio virtual, facilitando a vida dos cidadãos em variados aspectos.

A identificação de impressões digitais automatizada está baseada no processamento dos pontos característicos das impressões digitais (chamado minúcias). O sistema proporciona alta precisão, independentemente do tamanho da base de dados.

As imagens das impressões digitais são recebidas e o sistema extrai automaticamente as minúcias, classifica os tipos de padrões, realiza a busca na base de dados e reporta o resultado otimizando a intervenção humana nos processos referentes à identificação.

Massato Takakuwa, diretor de negócios para governo da NEC Brasil, explica que as imagens das impressões digitais latentes consistem tipicamente de segmentos de impressões, ou partes de diferentes impressões sobrepostas. Em muitas situações, há uma quantidade insuficiente de material para coleta de impressões, o que requer um especialista em papiloscopia para manualmente comparar e recriar as características das digitais.

Este processo manual é um dos maiores obstáculos para uma rápida investigação de um crime. A automação da comparação das digitais proporciona uma aceleração do processo e a antecipação da conclusão de uma investigação.

Fonte: Decision Report

Nenhum comentário:

Postar um comentário