domingo, 4 de março de 2012

AFIS – Sistema de Identificação Automatizado de Impressão Digital e Tecnologia de Reconhecimento Facial.

CORTE NACIONAL ELEITORAL DA BOLÍVIA (CNE)
Antonio Costas
Presidente
Corte Nacional Electoral de Bolivia (CNE)

"A nova lista biométrica de eleitores criada por meio de esforços conjuntos da NEC e da CNE tem resolvido definitivamente os problemas de duplicação dos eleitores e fraude eleitoral. Tem também, restaurado a estabilidade política no país, proporcionando a um número recorde de cidadãos bolivianos a possibilidade de participar em eleições democráticas"

Introdução

Em dezembro de 2009, a Bolívia realizou eleições presidenciais baseadas em uma lista de eleitores criada utilizando dados biométricos. Esta lista permitiu que os cidadãos bolivianos que vivem fora da Bolívia pudessem votar, pela primeira vez na história. Este evento histórico foi possível devido ao esforço obstinado da Corte Nacional Eleitoral da Bolívia (CNE) e da NEC Argentina.
Propondo uma solução original que compreende o AFIS – Sistema de Identificação Automatizado de Impressão Digital (Automated Fingerprint Identification System) e tecnologia de Reconhecimento Facial, além de hardware, software, treinamento da equipe e suporte, a NEC ajudou a CNE a completar sua missão de criar uma lista de dados biométricos dos eleitores. Isto eliminou os problemas de fraude e imprecisão, fazendo com que, desse modo, a Bolívia retornasse a um estado de estabilidade política e institucional.

Desafío

A Bolívia tem uma população de aproximadamente 10 milhões de habitantes com culturas muito diferentes, distribuída sobre uma área geográfica de mais de um milhão de quilômetros quadrados. Por razões políticas e geográficas, por muito tempo a Bolívia não dispunha de uma lista eleitoral permanente e confiável dos eleitores.
A solução requerida pela CNE teria que incluir tecnologia de biometria para registrar uma variedade de povos diferentes e, também, uma maneira para treinar os peritos com o objetivo de eliminar registros suspeitos. A solução teria que ser econômica e, devido à pressão das eleições presidenciais que estavam próximas, o projeto teria que ser terminado em apenas 75 dias. A implementação da solução numa área geográfica tão grande, com uma capital situada a uma altitude semelhante a dos Andes, requeria também uma estratégia que combinasse logística, treinamento, sustentação legal e comunicação. Além disso, para incentivar a população a registrar seus dados, o processo teria que ser imparcial e seguro.

Solução

Dentre três companhias que responderam a concorrência internacional da CNE, a proposta da NEC era claramente a melhor, por demonstrar superioridade com uma solução de sistemas integrados, seguros e confiáveis, com menor custo e rapidez de entrega.
A solução proposta pela NEC incluiu a entrega de 3.000 terminais de registro completos a serem instalados em todo o país e usados para coletar impressões digitais, registros faciais e assinatura como parte do processo do registro dos eleitores. A NEC implementou também dois data centers, um principal e outro para backup, e forneceu e instalou todos os equipamentos necessários. Além disso, a NEC treinou os operadores para o registro dos eleitores, forneceu apoio técnico detalhado durante o processo de registro e entregou a base eleitoral de dados biométricos consistentes.
A construção dos data centers, o processo de coleta de dados, e a geração da lista de eleitores a partir da base de dados biométricos foram acompanhados pela CNE.

Tecnologia

Cada um dos 3.000 terminais de registro fornecidos pela NEC consiste em um computador desktop ou notebook, uma câmera digital, um tripé, uma impressora, e scanners de assinatura e impressões digitais. As soluções de biometria incorporam as tecnologias mais avançadas de identificação de impressões digitais da companhia além do NeoFace®, o estado da arte em tecnologia de reconhecimento facial da NEC, que foi usado para coletar os dados biométricos das pessoas cujas impressões digitais não estavam suficientemente claras para digitalizar.
As tecnologias altamente precisas e confiáveis da NEC de reconhecimento facial e de identificação das impressões digitais alcançaram a liderança na avaliação do teste de Tecnologia de Impressões Digitais Latente (ELFT) e no teste de Benchmark "Still-Face Track" da Avaliação Múltipla-Biométrica realizado pelo NIST* - Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (National Institute of Standards and Technology) e patrocinado pelo Departamento Americano de Segurança Interna.
A NEC forneceu também os servidores, solução de armazenamento, solução de backup em fita e switches ethernet para os data centers.
A informação gerada por cada terminal foi criptografada e arquivada nos discos que foram transportados fisicamente ao edifício central da CNE. Os dados nos discos foram transferidos então para os servidores nos data centers.

Resultado

Para respeitar os prazos, a NEC esboçou um plano muito detalhado de logística e monitorou diariamente todos os contratados para assegurar-se que atrasos não afetariam a cadeia de fornecimento.
"A NEC trabalhou como nossa parceira e demonstrou um elevado grau de eficiência e compromisso, empenhando-se em muitos casos por longas horas" disse Antonio Costas, Presidente da CNE. "O compromisso da NEC permitiu-nos eliminar todos os obstáculos, tendo por resultado um registro bem sucedido dos eleitores bolivianos".
Alejandro Aramburu
Gerente de Projeto
NEC Argentina S.A.

Alejandro Aramburu, Gerente de Projeto na NEC Argentina acrescentou "Tínhamos que estar muito atentos com este projeto, prontos para reagir rapidamente às mudanças e aos obstáculos porque o tempo de execução não nos permitia atrasos. Nós obtivemos sucesso graças à nossa monitoração detalhada da logística e gestão completa dos riscos".
A nova base de dados biométricos dos eleitores permitiu à CNE remover aproximadamente 3.000 eleitores duplicados da lista. A precisão superior, a confiabilidade e a flexibilidade do AFIS da NEC, bem como as tecnologias de reconhecimento facial e a segurança completa dos data centers, combinadas com a dedicação da CNE em concluir sua missão, deram ao povo boliviano a confiança necessária para registrar seus dados e com isso gerar o entusiasmo significativo da população para este projeto.
Muitos eleitores excluídos injustamente do processo eleitoral, incluindo pessoas deficientes e outros, como por exemplo, população que vive em áreas isoladas e residentes no exterior, puderam finalmente se registrar como eleitores. Consequentemente, a lista de eleitores aumentou de 3,5 para 5,2 milhões de eleitores, permitindo eleições verdadeiramente democráticas pela primeira vez após vários anos.
Não há no mundo um projeto desta dimensão realizado com tal sucesso em um período de tempo tão curto e com tais resultados excepcionais.
O Presidente Antonio Costas da CNE resumiu o sucesso do projeto: "Sem dúvida, a nova lista biométrica de eleitores criada por meio de esforços conjuntos da NEC e da CNE tem resolvido definitivamente os problemas de duplicação dos eleitores e fraude eleitoral. Tem também, restaurado a estabilidade política no país, proporcionando a um número recorde de cidadãos bolivianos a possibilidade de participar em eleições democráticas".

Sobre a CNE

A Corte Nacional Eleitoral da Bolívia (CNE) controla as eleições e os resultados eleitorais em todos os níveis do governo boliviano. A CNE é responsável por registrar os eleitores e controlar a lista resultante. A imparcialidade e a confiança pública na CNE são vitais para assegurar eleições justas e manter a estabilidade política na Bolívia.


Veja Vídeo

*Os resultados dos testes do NIST não constituem endosso do governo americano por nenhum sistema privado. Para mais informação, visite o site www.nist.gov
Departamento para Assuntos internos da África do Sul (ID Biométrico)
Universal Studios JapanTM (Reconhecimento facial)
Perfil do Cliente
Corte Nacional Eleitoral de Bolívia
Tipo de negócio Governo
Estabelecido 1991
URL http://www.cne.org.bo/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário